Um dos principais fatores que impedem, muitas vezes, algumas pessoas de iniciarem o cultivo é o receio com as despesas relacionadas, afinal bons equipamentos ajudam a obter resultados mais rápidos e melhores, mas nem sempre é possível adquiri-los.
Mas, você sabia que é possível iniciar ou manter a sua plantação gastando pouco? Assim como outras espécies, a Cannabis precisa de luz, água, ar e nutrientes para crescer e se desenvolver. Por isso, ao pensar em soluções criativas, mas eficientes, você conseguirá chegar aos mesmo resultados. Lembre-se que estudar cada fase pode te ajudar na produtividade e não perder o trabalho depois de certo tempo.
O cultivo outdoor
Se o objetivo é economizar, o cultivo outdoor é a primeira opção para isso. Por que, com esse meio, você economiza com os gastos com iluminação. No entanto, sabemos que, no Brasil, essa pode não ser a forma mais segura, afinal, há a proibição para o cultivo. Mas se você tiver um bom local para isso, é uma ótima ideia. O ideal é que seja em um espaço que a planta pegue bastante sol e esteja protegida da chuva. Quando o sol se põe, por exemplo, você pode levar as suas plantas para dentro, em uma estufa iluminada. Isso vai te ajudar a economizar e completar o período de luz da fase vegetativa.
Faça a sua própria estufa
Claro, uma estufa profissional vai fornecer as condições necessárias para o seu cultivo sem que você precise se preocupar muito. Mas quando isso não é possível, você pode improvisar montando a sua própria estufa. Tem pessoas que fazem isso até mesmo em gabinetes de computadores ou que reutilizam tecido de estufas antigas que seriam descartadas. Mas, nesses casos, quem terá que fornecer todas as condições climáticas necessárias para as plantas se desenvolverem será você.
Utilize sementes de prensado
Sim, você pode utilizar as famosas prenseeds, basta saber identificá-las no prensado.
Faça clones
Para não precisar investir em sementes novas e nem nas de prensados, você pode fazer clones das suas próprias plantas. Com isso você gasta pouco e pode prosseguir com o cultivo de forma contínua.
Use a criatividade: iluminação e substratos
Painéis de LED, muitas vezes, podem estar fora de seu orçamento. Por isso, muitos cultivadores utilizam as lâmpadas fluorescentes mesmo. Mas lembre-se que, isso reduz o seu custo no investimento inicial, mas pode custar um pouco mais na sua conta de energia elétrica. Além disso, é muito provável que suas plantas demorem mais para se desenvolver. Mas é possível improvisar. Assim como com os substratos. É possível usar outros mais baratos destinados a outras plantas? É sim, mas saiba que ainda está longe do ideal. Pois, assim como a iluminação, com esses substratos o grow demora mais e será necessária ainda mais atenção.
Além de estudar cada fase, a iniciativa de iniciar e arriscar o cultivo é um aprendizado. Muitas vezes, você conseguirá esse início com orçamento baixo e no improviso e, aos poucos, conseguirá ir investindo no seu cultivo, para obter melhores resultados. Acompanhe a Grama também nas redes sociais Instagram e Facebook.
#comocultivar #comocultivarcannabis #comocultivargastandopouco