O município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é pioneiro e avança no tratamento das crianças autistas e aquelas que apresentam crises convulsivas recorrentes, liberando o uso medicinal do Canabidiol.
A proposta de liberação do receituário para aquisição do medicamento foi aprovada durante a VIII Conferência Municipal de Saúde, realizada pelo município. A conferência tratou do tema “Saúde Mental: Direito e Compromisso de Todos — Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”.
O assunto foi pauta da conferência de 2019 e nesta edição foi aprovado por unanimidade. Há cerca de 300 crianças autistas no município de Armação dos Búzios e, segundo a secretaria de saúde, ainda não foi aferido o número total de crianças portadoras de transtornos mentais.
O projeto é inovador no país e vai beneficiar principalmente quem não tem condições de arcar com os custos do medicamento, que importado custa em torno de R$ 2 mil.
No Brasil também há associações legalizadas que produzem o medicamento bem mais em conta, com média de R$ 80, como a Abrace Esperança, localizada em João Pessoa (PB); Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro (ABRARIO), em Niterói; e Associação de Apoio à Pesquisa e à Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI), no Rio de Janeiro.
Um dos palestrantes da Conferência foi o neuropediatra do Ambulatório de Saúde Mental de Armação dos Búzios, Dr. Eduardo Faveret. Ele disse que “casos reais comprovam a eficácia do canabidiol no tratamento, porque age de forma a produzir respostas orquestradas e integradas em casos de inflamação, convulsões, depressão, ansiedade, doenças crônicas e outras indicações que colocaram para sobrevida e qualidade de vida”.
Para o prefeito Alexandre Martins os resultados na área da medicina são positivos, principalmente para os autistas. Ser a primeira cidade do estado mostra que a saúde é prioridade da sua administração.
“É um avanço muito importante para a ciência, por isso decidi autorizar o uso medicinal do Canabidiol no município. Tenho visto relatos sobre o medicamento e sobre todas as doenças em que ele atua positivamente e entendo que irá proporcionar um grande conforto para os doentes e familiares”, enfatizou Alexandre.